Competências em Literacia da Informação

Saber utilizar a informação de forma ética
Evitar o plágio

A palavra plágio vem do latim plagium e significa trapaceiro. Plagiário era aquele que, na Roma antiga, roubava carros de outrem ou pessoas livres para as reduzir à escravidão. Hoje em dia, é a pessoa que apresenta como original ou como de sua autoria um trabalho que copiou de outro(s) autor(es). É a apropriação indevida de obra intelectual de outra pessoa (texto, fotografia, obra audiovisual, obra pictórica) assumindo a autoria da mesma, ou seja é assinar uma obra sem referenciar o seu autor original.
In Dicionário da Academia das Ciências

I.     FORMAS DE PLÁGIO
- Pedir a alguém que faça o nosso trabalho
- Utilizar o trabalho de outra pessoa como se fosse nosso
- Apresentar o mesmo trabalho em diferentes disciplinas
- Descarregar um trabalho da Web
II.     ESTRATÉGIAS PARA EVITAR O PLÁGIO
2.1.          Saber quando e como citar
Investigar um determinado assunto/tema implica levar a cabo leituras que sustentem a elaboração do trabalho. Não deve ser realizada, todavia, uma coleção de ideias de outras pessoas mas antes ser exposta a nossa própria análise, interpretação ou crítica das leituras feitas.
De facto, o objetivo é a consulta de diferentes fontes e a compreensão e assimilação dos conteúdos (o professor poderá comprová-lo através dos argumentos apresentados ao longo do trabalho).
É claro que podem ser colocadas citações no corpo do trabalho ou em nota de rodapé, sempre com a respetiva referência bibliográfica na Bibliografia!

2.2.         Saber argumentar
Cada argumento usado deve revelar:
·     Evidência – apresentação de uma referência bibliográfica ou de um exemplo prático que ilustre uma ou várias ideias.
·     Análise, interpretação ou crítica perceção pessoal sobre o argumento do autor (concordância ou discordância e porquê). Para tal, deve ser enumerada outra fonte, a própria experiência ou um contra-argumento.
De relembrar que o recurso à evidência é uma forma de suportar e fortalecer os argumentos apresentados e não substituí-los. Devemos interrogar-nos se a citação a que estamos a recorrer ajuda a ilustrar uma ideia ou se constitui uma mera demonstração da leitura de um determinado autor.
É também importante ponderar se devem colocar-se as palavras exatas do autor ou se é melhor parafrasear. Não devem ser transcritas passagens demasiado longas, a não ser que seja estritamente necessário.
Formas de citar um autor
1.     Citações até 3 linhas = integrar no texto, entre aspas
Ex.: Segundo Drucker (1984, p. 17) “a administração é exercício, não ciência.”
2.     Mais de 3 linhas = colocar num parágrafo à parte
Ex.: Drucker (1984, p. 17) comenta sobre a prática administrativa afirmando que:
A administração é exercício, não ciência. A esse respeito ela pode comparar-se com a medicina, a advocacia e a engenharia…
In, B-on


2.3.         É preciso referenciar/citar
·     Palavras exatas de outrem
·     Sumários/paráfrases realizadas à medida que se vão lendo os textos
·     Mapas, gráficos retirados de uma determinada fonte
·     A ideia de outra(s) pessoa(s) mesmo que por palavras nossas
2.4.         Não é preciso referenciar/citar
·     Conhecimento comum (factos ou datas)
·     Análise ou crítica a ideias de outras pessoas
2.5.         Tirar apontamentos
À medida que os textos vão sendo lidos, deve ser registada a fonte de onde a informação foi retirada (o autor, o título, o ano de publicação, a página…), já que é mais fácil fazê-lo na altura do que mais tarde. Nunca deve ser usada informação cuja fonte não pode ser citada! Evita copiar/colar diretamente do computador para o trabalho que está a ser realizado, pois tal situação constitui plágio!
Existe um conjunto de softwares que podem ser uma precioso auxílio na elaboração da Bibliografia: Zotero, EndNote, Mendeley, etc.
Softwares que detetam plágio:
Ephorus – http://www.ephorus.pt/home (pago)
Essay verification engine – http://www.canexus.com/ (pago)
Plagiarism combat -  http://www.plagiarismcombat.com/ (livre)
Safe Assign – http://safeassign.com (disponível para blackboard)
Duplichecker – http://www.duplichecker.com/ (livre)
Ithenticate – http://www.ithenticate.com/ (pago)
Bibliografia :
University of Reading. Avoiding accidental plagiarism. Disponível em:

Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa