Competências em Literacia da Informação


Saber comunicar a informação de forma eficaz

Apresentações orais

I.         ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO ORAL
No caso de um relatório, deve começar-se a apresentação oral com “este é o problema” e terminar com “esta é a solução”. De referir que, não é necessário explicar minuciosamente tudo o que foi dito no trabalho escrito.

1.1.         Introdução
Os primeiros minutos são fundamentais para convencer os ouvintes sobre a pertinência do problema. Assim, deve ser situado o problema e demonstrada a sua importância e interesse através da referência a investigações de outros autores, ainda que de forma moderada, uma vez que não devem ser feitas muitas citações.

1.2.         Material e métodos
Não devem ser expostos todos os detalhes do trabalho - observações e/ou experiências – mas apenas o que é fundamental.

1.3.         Resultados
Devem ser apresentados somente os resultados finais (sintetizados) e de entre estes, apenas os mais importantes. Devem evitar-se igualmente gráficos em excesso.

1.4.         Discussão
Ir comentando os resultados à medida que vão sendo enumerados é uma maneira adequada de poupar tempo e manter a assistência atenta.
A exposição deve terminar com a referência à interpretação dos resultados obtidos, sem que seja necessário repeti-los de novo. De referir, contudo, que a redundância é importante na comunicação oral, pelo que a repetição de palavras ou ideias constitui uma forma de impregnar nos ouvintes a mensagem a ser transmitida.
Os termos técnicos devem ser explicados e os conceitos usados definidos.

II.       ANTES DA APRESENTAÇÃO
“Mas o que é que eu ia dizer a seguir?”
Para evitar este constrangimento, a sequência da apresentação deve ter por base diapositivos que vão fornecendo a pista para o que deve ser dito (pode também recorrer-se a um guião com os tópicos enumerados sequencialmente ou palavras-chave da mensagem a transmitir). É importante ensaiar a exposição e verificar o tempo gasto com a mesma, de modo a cumprir o tempo atribuído.

III.         DURANTE A APRESENTAÇÃO
Os tópicos devem ser apresentados e não lidos de forma a prender a atenção da audiência (os ouvintes começam a dispersar a atenção a partir dos de 20 minutos).
Para captar a atenção do público, é importante demonstrar, logo de início, o interesse do assunto e apresentar os resultados mais significativos de modo a manter em suspenso a audiência.
Deve falar-se alto, de forma clara e recorrendo a uma linguagem técnica adequada ao assunto. As pausas parecem sempre maiores a quem as faz do que a quem as ouve.

IV.    APÓS A APRESENTAÇÃO
Depois da apresentação, devem ser respondidas com exatidão as perguntas colocadas.

V.      ALGUMAS DICAS RELATIVAS À ATITUDE A ADOTAR
Nunca deve ser feita publicamente referência a aspetos como a falta de jeito ou prática para apresentar trabalhos orais porque é provável que tal informação vá transmitir insegurança.
Sempre que uma determinada tarefa não foi concretizada, deverão ser apresentadas prontamente as razões para tal. Explicar posteriormente, nomeadamente após a colocação de uma pergunta, pode tornar-se muito mais embaraçoso.

VI.    DICAS RELATIVAS À COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NÃO VERBAL
Não é conveniente apresentar o powerpoint de costas viradas para a audiência.
O público deve ser olhado de frente, o que vai aumentar não só a autoconfiança de quem fala como a da assistência em quem fala. Para além disso, é possível, deste modo, reagir mais prontamente a qualquer imprevisto ou reação do público.
Devemos olhar para toda a audiência, mesmo que esta pareça não estar a ouvir. Devemos ainda evitar olhar fixamente para uma determinada pessoa, já que se torna embaraçoso para ela ter o orador a fitá-la com insistência. Se for possível, devemos mover-nos pela sala, enquanto falamos, uma vez que tal atitude confere vivacidade à apresentação e torna-a mais aliciante.

VII. DISPOSITIVOS DO POWERPOINT
O título dos diapositivos deve conter no máximo 6 palavras.
O diapositivo não deve ultrapassar as 7 linhas de texto.
Se forem projetados quadros, não deve recorrer-se a  mais do que 4 colunas!


Bibliografia:
SERRANO, P. – Redação e apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Relógio D´Água, 2004. ISBN 972–708–300–5
Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa