Competências em Literacia da Informação
Saber utilizar a informação de forma eficaz 
Como fazer um resumo

O resumo é uma atividade de reformulação que se exerce sobre qualquer tipo de texto, com o objetivo de o escrever de novo, sob forma mais reduzida, preservando, com o máximo de rigor, o essencial da informação que ele veicula.
Spielmann, G., 2001 apud Cobrado, J., 2005

I - A ELABORAÇÃO DE RESUMOS PERMITE:
o  promover a leitura crítica
o  selecionar as ideias fundamentais de um texto
o hierarquizar a informação a transmitir por escrito/oralmente de uma forma sintética e coerente
o  monitorizar a compreensão de determinado assunto
o  desenvolver o vocabulário
o  promover a aprendizagem

II – A ELABORAÇÃO DE UM RESUMO IMPLICA:
o  selecionar a informação essencial do texto original
o  identificar os parágrafos que contêm as informações relevantes
o  articular as diferentes ideias, mantendo as relações lógicas do texto original
o  manter-se fiel ao conteúdo do texto original
o evitar a utilização de palavras, expressões ou frases do texto original, substituindo-as por outras equivalentes
o  manter os mesmos termos técnicos do texto original
o  utilizar uma linguagem objetiva, coerente e cuidada
o  utilizar uma linguagem correta, respeitando as regras gramaticais, a ortografia, a  acentuação e a pontuação 

III – PARA TAL É NECESSÁRIO:
o  ler o texto original  o número de vezes necessárias para a apreensão do seu sentido global
o  sublinhar as ideias fundamentais do texto original
o  anotar a informação relevante
o  dividir o texto original nas suas partes principais, podendo cada uma delas constituir uma unidade a ter em conta aquando da elaboração do resumo
o  identificar as palavras-chave de cada uma das partes e entender as relações estabelecidas entre elas
o  selecionar os articuladores de discurso mais adequados, tendo em vista a elaboração de um texto coeso
o  organizar a redação do texto, tendo o cuidado de usar uma linguagem objetiva, coerente e clara
o  ler o texto final de modo a comprovar da sua coerência e do número de palavras (1/3 das palavras do texto original)

IV – EXEMPLOS DE CONETORES OU ARTICULADORES DE DISCURSO


Adicionar informação

E, depois, além disso, e ainda, não só… mas também, por um lado… por outro lado
Estabelecer uma relação de causa
Pois, pois que, porque, por causa de, dado que, já que, uma vez que, porquanto

Constatar uma evidência

É evidente que, certamente, decerto, com toda a certeza, naturalmente, evidentemente

Estabelecer uma relação de consequência
Por tudo isto, de modo que, tanto que, de tal forma que

Para concluir uma ideia

Portanto, logo, enfim, em conclusão, concluindo, em suma

Fazer uma chamada de atenção

Note-se que, atende-se em, repare-se, veja-se, constate-se
Dar ênfase, confirmar uma ideia
Efetivamente, com efeito, na verdade, como vimos

Esclarecer

(não) significa isto que, quer isto dizer, não se pense que, com isto não pretendemos

Exemplificar

Por exemplo, isto é, como se pode ver, é o caso de, é o que se passa com

Estabelecer uma finalidade

Para, para que, com o intuito de, a fim de, com o objetivo de

Colocar uma hipótese/condição

Se, a menos que, supondo que, (mesmo) admitindo que, salvo se, exceto se
Dar uma opinião

A meu ver, estou em crer que, em nosso entender, parece-me que

Opor ou restringir

Mas, apesar de, no entanto, porém, contudo, todavia, por outro lado

Resumir, reafirmar

Por outras palavras, ou melhor, ou seja, em resumo, em suma

Comparar ideias

Do mesmo modo, tal como, assim como, pela mesma razão

Bibliografia:
Bianchi, A.; Felgueiras, A., Português B. Porto: ASA Editores, 2004, ISBN 972-41-2464-9
Cobrado, J., Resumir um texto: modos de fazer. Porto: ASA Editores, 2005, ISBN 972-41-4116-0
Romainville, M.; Gentile, C. Métodos para aprender. Porto: ASA Editores,1995 , ISBN 972-0-34067-3
Simões, R. Competências em informação. Saber comunicar a informação de forma eficaz. Saber fazer um resumo. (Em linha) Disponível em
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa