Competências em Literacia da Informação
Saber utilizar a informação de forma eficaz
Como fazer um resumo
O resumo é uma atividade
de reformulação que se exerce sobre qualquer tipo de texto, com o objetivo de o
escrever de novo, sob forma mais reduzida, preservando, com o máximo de rigor,
o essencial da informação que ele veicula.
Spielmann, G., 2001 apud Cobrado, J., 2005
I - A
ELABORAÇÃO DE RESUMOS PERMITE:
o promover
a leitura crítica
o selecionar
as ideias fundamentais de um texto
o hierarquizar
a informação a transmitir por escrito/oralmente de uma forma sintética e
coerente
o monitorizar
a compreensão de determinado assunto
o desenvolver
o vocabulário
o promover
a aprendizagem
II – A
ELABORAÇÃO DE UM RESUMO IMPLICA:
o selecionar
a informação essencial do texto
original
o identificar
os parágrafos que contêm as informações
relevantes
o articular
as diferentes ideias, mantendo as relações
lógicas do texto original
o manter-se
fiel ao conteúdo do texto original
o evitar
a utilização de palavras, expressões ou frases do texto original,
substituindo-as por outras equivalentes
o manter
os mesmos termos técnicos do texto
original
o utilizar
uma linguagem objetiva, coerente e cuidada
o utilizar
uma linguagem correta, respeitando as regras gramaticais, a ortografia, a acentuação e a pontuação
III – PARA TAL
É NECESSÁRIO:
o ler o texto original o número de vezes necessárias para a apreensão do seu sentido global
o sublinhar as ideias fundamentais do
texto original
o anotar a informação relevante
o dividir o texto original nas suas
partes principais, podendo cada uma delas constituir uma unidade a ter em conta
aquando da elaboração do resumo
o identificar as palavras-chave de cada
uma das partes e entender as relações estabelecidas entre elas
o selecionar os articuladores de discurso
mais adequados, tendo em vista a elaboração de um texto coeso
o organizar a redação do texto, tendo o
cuidado de usar uma linguagem objetiva, coerente e clara
o ler o texto final de modo a comprovar
da sua coerência e do número de palavras
(1/3 das palavras do texto original)
IV – EXEMPLOS
DE CONETORES OU ARTICULADORES DE DISCURSO
Adicionar informação
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E, depois, além disso,
e ainda, não só… mas também, por um lado… por outro lado
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Estabelecer uma relação de causa
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Pois, pois que,
porque, por causa de, dado que, já que, uma vez que, porquanto
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Constatar uma evidência
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É evidente que,
certamente, decerto, com toda a certeza, naturalmente, evidentemente
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Estabelecer uma relação de consequência
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Por tudo isto, de modo
que, tanto que, de tal forma que
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Para concluir uma ideia
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Portanto, logo, enfim,
em conclusão, concluindo, em suma
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Fazer uma chamada de atenção
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Note-se que, atende-se
em, repare-se, veja-se, constate-se
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Dar ênfase, confirmar uma ideia
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Efetivamente, com
efeito, na verdade, como vimos
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Esclarecer
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(não) significa isto
que, quer isto dizer, não se pense que, com isto não pretendemos
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Exemplificar
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Por exemplo, isto é,
como se pode ver, é o caso de, é o que se passa com
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Estabelecer uma finalidade
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Para, para que, com o
intuito de, a fim de, com o objetivo de
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Colocar uma hipótese/condição
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Se, a menos que,
supondo que, (mesmo) admitindo que, salvo se, exceto se
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Dar uma opinião
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A meu ver, estou em
crer que, em nosso entender, parece-me que
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Opor ou restringir
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Mas, apesar de, no
entanto, porém, contudo, todavia, por outro lado
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Resumir, reafirmar
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Por outras palavras,
ou melhor, ou seja, em resumo, em suma
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Comparar ideias
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Do mesmo modo, tal
como, assim como, pela mesma razão
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Bibliografia:
Bianchi, A.; Felgueiras, A., Português B. Porto: ASA Editores, 2004, ISBN 972-41-2464-9
Cobrado, J., Resumir um texto: modos de fazer. Porto: ASA Editores, 2005, ISBN 972-41-4116-0
Romainville, M.; Gentile, C. Métodos para aprender. Porto: ASA Editores,1995 , ISBN 972-0-34067-3
Simões, R. Competências em informação. Saber comunicar a informação de forma eficaz. Saber fazer um resumo. (Em linha) Disponível em
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa