Competências em Literacia da Informação


Saber avaliar a informação

Apesar dos diferentes motores de busca da Internet permitirem aceder a uma multiplicidade de fontes de informação, a recolha de informação só será relevante e eficaz se formos capazes de:
·     Selecionar os recursos adequados
·     Compreender a estrutura das várias fontes de informação
·     Avaliar criticamente a informação pesquisada

I.     PROBLEMAS DE FIABILIDADE DA INFORMAÇÃO PESQUISADA NA WEB:
·     Dificuldade em identificar a autoria e/ou responsabilidade (qualquer pessoa pode publicar)
·     Hibridismo dos recursos (dificuldade em distinguir fontes)
·     Resultados diferenciados de acordo com o grau de domínio das interfaces
·     Mutabilidade das fontes
·     Excesso de informação recolhida com as consequentes dificuldades na sua seleção/síntese
·     Empacotamento da informação (dificuldade em reconhecer a fonte)
·     Desatualização da informação disponibilizada nos sítios
·     Web 2.0 – mais intervenientes e mais espaços de intervenção e de edição (ex.: Facebook, Youtube, Blogues, Twitter, etc.)



II.     CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO
2.1  – Avaliação da informação na Web e em publicações em papel
- Autoria e responsabilidade – conhecer a autoria do texto e as respetivas qualificações
- Conteúdos e abrangência – conhecer o âmbito dos conteúdos
- Rigor e objetividade – saber se a informação é clara, fidedigna e isenta de erros
- Atualização – atestar da data do texto, assim como o seu conteúdo
Relativamente à informação pesquisada na web, é fundamental verificar também a estrutura e a funcionalidade dos sítios.

2.2  – Tipologia de endereços
Ao avaliar a informação na Web, deve ser tido sempre em linha de conta o tipo de sítio de onde se pretende recolher informação, isto é, comprovar se o domínio de determinado sítio é apropriado para os conteúdos a pesquisar.
Devem ser valorizados os sítios: .edu; .org; .gov e os sítios académicos, que disponibilizam informação válida e pertinente.
Devem ser desvalorizados os sítios  .com e .net.

2.3  – Questões que ajudam a avaliar a qualidade das páginas web
- Quem escreveu?
- Quem é o autor do texto?
- Qual é a organização responsável?
- Existem contactos/endereços de email para além do da própria página?
- Os responsáveis pela informação são especialistas ou exibem credenciais para abordar o assunto em questão?
- Existem links “About us”; “Philosophy”; “Background” ou “Biography”?
- A página é recente? Qual a data da última atualização?
- Os links apontados funcionam?
- Quais as fontes utilizadas na página?
- A página apresenta informações de ajuda na interface (glossários, instruções de uso, mapa do sítio, etc.)?
2.4  – Dicas para avaliar a qualidade dos sítios
- Desmontar o URL (de registar que usualmente o nome da organização responsável pelo sítio vem a seguir ao protocolo http e que esta informação é essencial para a avaliação da qualidade da fonte)
- Procurar no alexa.com para verificar se o sítio é conhecido/popular
- Ver os links no Google´s similar pages
- Procurar o autor da página no Google
- Verificar se os objetivos estão claramente expressos
- Verificar da adequabilidade da página aos objetivos

III.     SELECIONAR AS MELHORES FONTES
3.1  – Fontes em Open Access
- Repositórios institucionais
- Revistas e artigos
- Bases de dados várias

Deve verificar-se sempre se o artigo é atual, já que algumas áreas científicas tendem a desatualizar-se muito rapidamente (Informática, por exemplo), enquanto outras registam uma maior longevidade (História, Filosofia, entre outras).

Bibliografia:
SALES, R., ALMEIDA. P.P. – Avaliação de fontes de informação na internet: avaliando o site do NUPILL/UFCS. Revista Digital da Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.4, n.2, p.67-87, jan/jun.2007 – ISSN: 1678-765X

Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa