Competências
em Literacia da Informação
Saber avaliar a informação
Apesar dos diferentes motores de busca da Internet
permitirem aceder a uma multiplicidade de fontes de informação, a recolha de
informação só será relevante e eficaz
se formos capazes de:
·
Selecionar os recursos adequados
·
Compreender a estrutura das várias fontes de
informação
·
Avaliar criticamente a informação pesquisada
I.
PROBLEMAS
DE FIABILIDADE DA INFORMAÇÃO PESQUISADA NA WEB:
·
Dificuldade em identificar a autoria e/ou
responsabilidade (qualquer pessoa pode publicar)
·
Hibridismo dos recursos (dificuldade em distinguir
fontes)
·
Resultados diferenciados de acordo com o grau de
domínio das interfaces
·
Mutabilidade das fontes
·
Excesso de informação recolhida com as consequentes
dificuldades na sua seleção/síntese
·
Empacotamento da informação (dificuldade em reconhecer
a fonte)
·
Desatualização da informação disponibilizada nos
sítios
·
Web 2.0 – mais intervenientes e mais espaços de
intervenção e de edição (ex.: Facebook,
Youtube, Blogues, Twitter, etc.)
II.
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO
2.1 – Avaliação da informação na Web e em publicações em
papel
- Autoria e responsabilidade – conhecer a autoria do
texto e as respetivas qualificações
- Conteúdos e abrangência – conhecer o âmbito dos
conteúdos
- Rigor e objetividade – saber se a informação é
clara, fidedigna e isenta de erros
- Atualização – atestar da data do texto, assim como o
seu conteúdo
Relativamente à informação pesquisada na web, é
fundamental verificar também a estrutura e a funcionalidade dos sítios.
2.2 – Tipologia de endereços
Ao avaliar
a informação na Web, deve ser tido sempre em linha de conta o tipo de sítio de
onde se pretende recolher informação, isto é, comprovar se o domínio de
determinado sítio é apropriado para os conteúdos a pesquisar.
Devem ser valorizados os sítios: .edu;
.org;
.gov
e os sítios académicos, que
disponibilizam informação válida e pertinente.
Devem ser desvalorizados os sítios .com
e .net.
2.3 – Questões que ajudam a avaliar a qualidade das
páginas web
- Quem escreveu?
- Quem é o autor
do texto?
- Qual é a organização
responsável?
- Existem contactos/endereços
de email para além do da própria
página?
- Os responsáveis pela informação são especialistas ou exibem credenciais
para abordar o assunto em questão?
- Existem
links “About us”; “Philosophy”; “Background”
ou “Biography”?
- A página é recente?
Qual a data da última atualização?
- Os links apontados funcionam?
- Quais as fontes
utilizadas na página?
- A página apresenta informações de ajuda na interface
(glossários, instruções de uso, mapa do sítio, etc.)?
2.4 – Dicas para avaliar a qualidade dos sítios
- Desmontar
o URL (de registar que usualmente o nome da organização responsável pelo sítio
vem a seguir ao protocolo http e que
esta informação é essencial para a avaliação da qualidade da fonte)
- Procurar
no alexa.com
para verificar se o sítio é conhecido/popular
- Ver os links no Google´s similar pages
- Procurar o autor da página no Google
- Verificar
se os objetivos estão claramente
expressos
- Verificar
da adequabilidade da página aos
objetivos
III.
SELECIONAR
AS MELHORES FONTES
3.1 – Fontes em Open
Access
-
Repositórios institucionais
- Revistas
e artigos
- Bases de
dados várias
Deve verificar-se
sempre se o artigo é atual, já que algumas áreas científicas tendem a
desatualizar-se muito rapidamente (Informática, por exemplo), enquanto outras
registam uma maior longevidade (História, Filosofia, entre outras).
Bibliografia:
SALES,
R., ALMEIDA. P.P. – Avaliação de fontes
de informação na internet: avaliando o site do NUPILL/UFCS. Revista Digital
da Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.4, n.2, p.67-87,
jan/jun.2007 – ISSN: 1678-765X
Faculdade
de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa